Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Economia do Brasil pode ajudar em acordo com UE

Afirmação é de embaixadora.
9 de Maio de 2015 às 13:30
Brasil
Brasil FOTO: Getty Images

O atual momento económico vivido pelo Brasil pode ajudar no andamento das negociações por um acordo do país e do Mercosul com a União Europeia, afirmou à Lusa a embaixadora da UE no Brasil, a portuguesa Ana Paula Zacarias. 


"É um momento em que o Brasil, pela sua política de abertura de mercados, pela ideia de aumentar as exportações e pela necessidade de se abrir ao comércio internacional ainda mais, pode ajudar na prossecução desse acordo", disse.


O Brasil vive atualmente uma estagnação do crescimento e alta da inflação, e planeia a aplicação de um pacote de ajuste fiscal. Ana Paula Zacarias afirmou que, tal como a situação de crise na União Europeia, esses períodos são "temporários" e a forma de os superar envolve inovação e criação de empregos.


"Tudo isso passa pelo aumento do comércio internacional, pela abertura dos mercados, pelo reforço das exportações", afirmou a embaixadora, que realçou que o Brasil é o maior parceiro comercial da UE e o maior exportador de produtos agrícolas para o bloco.


As negociações entre União Europeia e Mercosul por um acordo comercial decorrem há cerca de 15 anos.

Brasil Mercosul União Europeia Ana Paula Zacarias UE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)