Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

EDP valoriza 240 milhões num só dia

As notícias sobre a reestruturação interna da EDP – Energias de Portugal estão a ter um impacto positivo no valor de mercado da eléctrica portuguesa, que só ontem valorizou 240 milhões de euros.
10 de Janeiro de 2006 às 00:00
Em apenas cinco dias, o valor de mercado da EDP cresceu 788,5 milhões de euros. Na primeira sessão deste ano, a capitalização bolsista da empresa presidida por João Talone estava nos 9,5 mil milhões de euros.
Os analistas do BPI consideraram ontem que a compra de 2,17 por cento do capital social da EDP pelo Banco Espírito Santo (BES) e o hipotético reforço da Iberdrola são notícias positivas para a eléctrica portuguesa. Os analistas daquele banco consideraram que estes movimentos demonstram o interesse dos accionistas no título.
AUMENTO INACEITÁVEL
A Deco – Associação de Defesa do Consumidor – considerou ontem que as alterações introduzidas pelo Governo nos preços da electricidade são inaceitáveis e traduzem uma clara cedência à pressão dos grandes interesses económicos e podem significar um acréscimo de 17% nas tarifas.
A Deco apela ao Presidente da República para que não promulgue a lei recentemente aprovada pelo Governo, que permite pôr fim aos limites de aumentos das tarifas eléctricas para o mercado doméstico ao valor da taxa de inflação.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)