Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Egipto aumenta preços

A crise que se instalou no Egipto está a provocar uma subida no preço do petróleo, aumento que os portugueses deverão sentir já nas próximas semanas quando forem atestar o depósito. O barril de brent, que serve de referência ao mercado português, chegou ontem aos 102,08 dólares. Desde Outubro de 2008 que não era ultrapassado a barreira dos 100 dólares por barril.
2 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Preços dos combustíveis têm vindo a subir em Portugal desde meados de 2010
Preços dos combustíveis têm vindo a subir em Portugal desde meados de 2010 FOTO: Luís Forra/Lusa

A motivar a subida das cotações estão os receios de que os motins no Egipto se alastrem a outras nações produtoras do petróleo, particularmente Irão e Arábia Saudita, o que afectaria os fornecimentos da matéria-prima.

"Se o crude continuar a subir, é relativamente inevitável que as petrolíferas reflictam isso no consumidor final", diz à Lusa João Lampreia, analista do Banco Big. Já Agostinho Alves, do BPI, prevê um crescimento dos preços nos postos de combustíveis devido à "conjugação de duas situações" que deverão levar ao aumento do petróleo nos mercados internacionais.

Embora não seja um grande produtor de petróleo, o Egipto é o país que controla o Canal de Suez, por onde passa um milhão de barris por dia entre o Golfo e o Mediterrâneo.

A agravar ainda mais o preço do petróleo está o facto de o dólar estar a perder valor nos mercados internacionais, o que levará também ao agravamento do preço do petróleo", refere o analista do BPI.

Os combustíveis têm vindo a subir nos últimos tempos em Portugal. O gasóleo, que em Junho de 2010 estava nos 1,171 euros, está agora nos 1,349 euros. A gasolina passou dos 1,386 para os actuais 1,523 euros por litro.

GASÓLEO MAIS CARO DESDE ONTEM

O preço do gasóleo subiu ontem nas bombas devido à entrada em vigor de uma nova forma de cálculo para os biocombustíveis. A Galp subiu 2,1 cêntimos, para 1,349 euros; a Repsol subiu dois cêntimos, para 1,355, e a Cepsa 0,9 cêntimos, para 1,348 euros. As gasolineiras baixaram na segunda-feira o preço da gasolina em dois cêntimos.

EGIPTO PREÇOS COMBUSTÍVEIS GASOLINA GASÓLEO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)