page view

Elétricos superam venda de carros a gasolina e gasóleo

Portugueses compraram 4 mil viaturas sem emissões em setembro.

04 de novembro de 2024 às 01:30

Os elétricos de passageiros superaram, pela primeira vez em Portugal, a venda mensal de viaturas ligeiras a gasolina e a gasóleo. É o que mostram os dados da Associação Automóvel de Portugal, referentes a setembro, quando foram matriculados 4053 destes carros. A Tesla lidera o mercado de veículos sem emissões, muito à frente da concorrência (ver infogra

Trata-se, portanto, de um mês “histórico”, como é classificado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que estima estabelecer este ano um novo recorde de vendas: para já, em 2024, foram adquiridas mais de 29 mil viaturas 100% elétricas. A UVE alerta que é “urgente aumentar” o número de postos de carregamento disponíveis, que “ainda não é suficiente”. “O ritmo das vendas de veículos elétricos suplanta, claramente, o ritmo da instalação de postos”, sublinha esta organização, que fala em “constrangimentos” para quem viaja nestas viaturas: os condutores e os passageiros ficam ainda sujeitos a “tempos de espera indesejáveis para chegar do ponto A ao ponto B”.

Os incentivos à compra de viaturas sem emissões foram desbloqueados, no mês passado, mas a obrigatoriedade de abate de um carro a combustão parece estar a afastar os condutores. O Fundo Ambiental recebeu apenas 89 candidaturas a esta ajuda de quatro mil euros e só 34 das inscrições validadas tinham sido aceites, até ao final do dia de domingo. As regras definem que apenas são abrangidas as aquisições de veículos ligeiros de passageiros até 38 500 euros. E há ainda verba para comparticipar a compra de 966 carros.

A Agência Internacional da Energia prevê que, ao ritmo atual, os veículos ‘made in China’ atingirão 40% da quota de mercado dos elétricos na União Europeia até 2035 (dobro dos atuais 20%), mesmo com as recentes taxas alfandegárias aprovadas por Bruxelas. Em Portugal, a chinesa BYD vendeu 306 viaturas, em setembro, e intrometeu-se entre fabricantes históricas no topo das marcas com melhor desempenho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8