Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

"Embargo russo viola regras da Organização Mundial do Comércio"

O representante da União Europeia na Rússia, Fernando Valenzuela, defende que o embargo russo à importação de legumes europeus viola as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
3 de Junho de 2011 às 12:06
Embargo russo aos legumes da União Europeua "viola regras da Organização Mundial do Comércio"
Embargo russo aos legumes da União Europeua 'viola regras da Organização Mundial do Comércio' FOTO: D.R.

"A Rússia quer, e espero que o consiga, aderir à OMC num futuro próximo", afirmou, numa conferência de imprensa em Moscovo. "Um dos aspectos da adesão à OMC é uma série de regras relativas a medidas sanitárias e fitossanitárias, e a interdição decidida pelas autoridades russas não respeita essas regras", acrescentou.

Na quinta-feira, a Rússia impôs um embargo à importação de legumes frescos provenientes dos 27 países membros da UE, devido à epidemia causada por uma estirpe da bactéria E.coli, que já causou 18 mortes, 17 das quais na Alemanha.

A Comissão Europeia pediu a "anulação imediata" do embargo.

A Rússia é a única grande economia mundial que ainda não pertence à OMC. As negociações de adesão começaram em 1993, e em 2010 a UE apoiou a entrada da Rússia.

Em Fevereiro deste ano, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse ter a expectativa de que a Rússia possa entrar na OMC no início de 2012.

embargo dos legumes Rússia Fernando Valenzuela Organização Mundial do Comércio OMC
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)