Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

EMEL com novos preços a partir de Julho

As novas tarifas de estacionamento em Lisboa da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL) vão ser aplicadas no início de julho, disse esta segunda-feira fonte da empresa.
30 de Maio de 2011 às 15:21
Novo regulamento EMEL cria duas coroas de estacionamento na cidade, a exterior e a interior
Novo regulamento EMEL cria duas coroas de estacionamento na cidade, a exterior e a interior FOTO: Pedro Catarino

A mesma fonte não precisou, no entanto, em que dia os novos preços vão entrar em vigor.  

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou no dia 19, com votos contra do PSD, CDS e PPM e a abstenção do MPT, o novo regulamento de estacionamento da capital, que extingue a tarifa única e aumenta os preços em "três por cento" dos lugares.  

O novo regulamento EMEL cria duas coroas de estacionamento na cidade, a exterior e a interior.  

Dentro da zona interior, no centro da cidade, existem ainda "eixos vermelhos", isto é, ruas de grande procura de estacionamento, mas onde há metropolitano, corredores de autocarros ou parques subterrâneos a 100 ou 200 metros.   

Entre os "eixos vermelhos" encontram-se o Chiado, a Rua da Escola Politécnica, as laterais da Avenida da Liberdade, a Avenida da República (entre o Saldanha  e o Campo Pequeno), a Avenida 5 de Outubro, a Rua Guerra Junqueiro e a zona  da Estefânia.  

Segundo o vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, a zona interior faz uma coroa entre a Avenida Almirante Reis e a Rua de São Bento, apanhando ainda a Avenida de Berna, a Avenida João XXI e o Areeiro, por exemplo.  

Toda a área que lhe é circundante constitui a coroa exterior.  

É nestas zonas que os preços aumentam: com a aplicação do novo regulamento, uma hora de estacionamento nestas ruas vai passar a custar o dobro, ou seja, 1,60 euros. A segunda hora deixa de custar 1,80 euros e passa a custar 3,20, indicou Nunes da Silva. Aqui, o estacionamento passa a ser permitido apenas por duas horas.   

Na zona exterior apenas a primeira hora tem o mesmo valor: 0,80 euros. Na segunda, terceira e quartas horas a tarifa tem uma redução de 0,20, um e 2,05 euros, respectivamente.  

emel estacionamento estacionar carros lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)