page view

Empresa municipal de Leiria despede 28

A Administração da Leirisport vai proceder ao despedimento coletivo de 28 trabalhadores, no âmbito do processo de reestruturação daquela empresa municipal de Leiria, tendo os funcionários sido informados na quarta-feira, disse esta quinta-feira o seu presidente.

03 de janeiro de 2013 às 17:13

Os trabalhadores terão recebido a garantia de que todos os direitos serão assegurados, adiantou à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da Leirisport e vereador da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

Segundo o autarca, esta é a terceira fase do processo de reestruturação da empresa, cuja extinção deverá estar concluída no final de fevereiro. "Tivemos uma primeira fase em que avançámos com rescisões amigáveis e por mútuo acordo e outra em que acordámos as rescisões sem direito a subsídio de desemprego", disse.

Analisando a situação financeira e económica da empresa e a redução dos equipamentos - de 18 para cinco - que ficaram sob a gestão da Leirisport, Gonçalo Lopes entende que a estrutura de recursos humanos "está sobredimensionada".

O administrador considerou também que estes serão os últimos despedimentos da empresa. "Entendemos que os funcionários que ficaram são os necessários para garantir o normal funcionamento dos nossos serviços".

Assim, quando o processo de extinção da empresa ficar concluído, os trabalhadores deverão ser integrados na Câmara de Leiria, à qual "competirá depois avaliar a situação".

As funções dos 28 trabalhadores a dispensar serão asseguradas por outros recursos existentes na Leirisport, "através de uma organização baseada na flexibilidade e polivalência" e, "em casos economicamente mais vantajosos, por meio da contratação externa".

Manuel Pereira, coordenador regional de Leiria do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), defendeu que "a autarquia poderia integrar os trabalhadores" nos seus quadros, evitando que "fossem engrossar a lista extensa de desempregados".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8