Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Empresário quer navio rejeitado

João Amaral, um empresário luso-canadiano, está disponível para adquirir o navio ‘Atlântida’ que o Governo Regional dos Açores mandou construir aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), mas cujo contrato rescindiu em Abril, porque a velocidade com que a embarcação ficou dotada, 16 nós, ficou aquém do acordado, que eram 19 nós.
16 de Agosto de 2009 às 00:30
O empresário João Amaral quer comprar o navio ‘Atlântida’ construído nos estaleiros de Viana do Castelo
O empresário João Amaral quer comprar o navio ‘Atlântida’ construído nos estaleiros de Viana do Castelo FOTO: Fotomontagem / Fotos Severiano Teixeira, Lusa

A questão pode ficar resolvida em breve. O empresário está disponível a pagar 47 milhões de euros, montante que será repartido em 32 milhões de euros a pagar ao governo regional açoriano e 15 milhões aos ENVC. Para que tal aconteça é necessário que o executivo açoriano aceite a proposta do empresário, que seria a de celebrar um contrato com o governo regional para transporte de turistas e passageiros em todo o arquipélago e durante todo o ano.

Esse contrato seria válido por dez anos, tendo o executivo regional que pagar 3,2 milhões de euros anualmente, o que iria acabar por pagar o valor que o empresário iria pagar pela embarcação ao governo regional.

Neste momento, o governo regional paga sete milhões de euros por um transporte que se efectua apenas durante três meses por ano, logo este contrato iria "resolver dois problemas", defende o empresário, uma vez que o executivo regional "ficaria com a cara mais limpa e os açorianos com navio o ano todo", remata o empresário, de 65 anos.

Esta é apenas uma das três propostas que o empresário apresentou ao governo regional, mas até à data ainda não recebeu qualquer resposta das entidades responsáveis pelo processo.

O ‘Atlântida’ tem capacidade de transporte de 750 passageiros, de 125 carros e de mais oito autocarros.

PORMENORES

CORRETORA

O navio está há dois meses à venda na página de internet de uma corretora brasileira.

ARMADOR NORUEGUÊS

Um armador norueguês visitou recentemente os Estaleiros de Viana, mostrando interesse no navio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)