Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Empresários pedem apoios à exportação

O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco van Zeller, afirmou esta terça-feira que o principal problema apontado pelos empresários nacionais reside na falta de apoios à exportação e não no crédito bancário.
17 de Fevereiro de 2009 às 15:14
Francisco van Zeller, presidente da CIP
Francisco van Zeller, presidente da CIP FOTO: d.r.

Francisco van Zeller, em declarações aos jornalistas à saída da reunião do conselho nacional da CIP, esta manhã em Lisboa, disse que não há desespero nem desânimo entre os empresários. O responsável admitiu que esperava perceber um sentimento diferente por parte dos empresários que participavam na reunião.

"Ao contrário do esperado, não é no crédito bancário que está o principal problema", disse, adiantando que os empresários pedem antes apoios para o crédito à exportação.

As empresas queixam-se do mau funcionamento dos programas de apoio governamental e os seus responsáveis apelaram à CIP para intervir mais junto dos responsáveis políticos, acrescentou Francisco van zeller.

A opinião é partilhada por João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que afirmou que o acesso ao crédito bancário não está a condicionar os empresários e que as dificuldades sentidas pelas empresas resultam do "aperto dos mercados" - que condiciona a procura - e dos "atrasos do Estado face às empresas".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)