Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Encomenda da PT ajuda Mangualde

Uma encomenda de 450 carros, feita pela Portugal Telecom (PT) à multinacional Peugeot-Citroën, vai ajudar a fábrica em Mangualde, que em Outubro tinha parado a produção durante seis dias para adequar a oferta à procura de veículos no mercado.
3 de Novembro de 2012 às 01:00
A PT adquiriu à Peugeot-Citroën de Mangualde 450 veículos para a sua frota de comerciais
A PT adquiriu à Peugeot-Citroën de Mangualde 450 veículos para a sua frota de comerciais FOTO: nuno andré ferreira

O negócio para produção da nova frota da PT, constituída por carros comerciais do modelo Peugeot Partner, já está fechado. A preços de venda ao público, representa um investimento de sete milhões de euros. "É um óptimo negócio", refere Nuno Marques, director de comunicação da Peugeot, ao acrescentar que irá permitir à marca ter um acréscimo na quota de mercado, que representará meio mês de vendas de todas as marcas em Portugal.

A produção vai arrancar este mês para garantir que a encomenda esteja pronta no final do ano. Segundo Nuno Marques, a unidade de Mangualde tem capacidade para o fazer.

No âmbito do processo de renovação da sua frota, a PT auscultou vários fabricantes, mas a proposta da Peugeot-Citroën revelou-se a mais vantajosa. O preço constituiu um critério relevante, mas, segundo o CM apurou, foi determinante o facto de as viaturas serem totalmente produzidas em Portugal. Esta opção deveria, no entender de Nuno Marques, "servir de exemplo para outras empresas darem também preferência aos produtos que são totalmente produzidos em Portugal".

"Estado deve incentivar"

A encomenda de 450 carros representa um negócio "muito importante" para a comissão de trabalhadores da fábrica de Mangualde. "É fundamental que as empresas nacionais dêem prioridade aos veículos que são produzidos em Portugal", sublinha Jorge Abreu, representante dos trabalhadores, ao acrescentar que o próprio Estado "deveria incentivar pelo menos as empresas públicas" a fazê-lo. "Este negócio deve ser visto com bons olhos. Precisamos de mais carros vendidos. Para nós, cada dia que ficamos em casa em regime de bolsa de horas é penoso", considera Jorge Abreu, ao aludir ao índice de qualidade da fábrica. A PSA de Mangualde produz actualmente dois modelos: o Citroën Berlingo e o Peugeot Partner.

PT PSA Peugeot Citroen Bava.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)