Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Energia do sol gerou negócio de sucesso

Empresário criou empresa há 25 anos, em Aljezur, a pensar nas excelentes condições da região. Começou com dois funcionários e atualmente tem 14. Em 2012 as vendas subiram 54% e os lucros 335%
15 de Março de 2013 às 15:00

O Algarve tem sol quase todos os dias do ano e Franz Wagner sempre acreditou que esta era uma excelente região para investir na produção de energias renováveis. Vinte cinco anos depois de criar a FF Solar, em Aljezur, o mercado veio dar razão ao empresário de nacionalidade alemã, que gere esta empresa em expansão em Portugal e no estrangeiro, principalmente em Espanha e em países do continente africano.

"Portugal, em especial o Algarve, tem excelentes condições para a produção de energia solar, que antes não eram aproveitadas. As coisas mudaram e agora há cada vez mais pessoas a querer usar energias renováveis, principalmente a solar, em Portugal e no estrangeiro", explicou ao CM Franz Wagner, que chegou a Portugal há cerca de 30 anos e está radicado em Aljezur.

A empresa algarvia foi a responsável pela instalação do primeiro sistema de microprodução de energia solar com ligação à rede elétrica pública, em 1995. Nos dias de hoje, além dos equipamentos de micro e miniprodução, a FF Solar oferece também soluções para a criação de sistemas de energia autónomos em habitações, autocaravanas e barcos, e ainda de bombagem de água e de aquecimento a partir da energia do Sol. E Franz Wagner acredita mesmo que o futuro passa pelo autoconsumo, em que "cada pessoa vai ter a liberdade de produzir a energia que precisa para consumir". Em Portugal, falta apenas "a legislação que o Governo já prometeu" para permitir esse grande avanço ao nível energético.

A crise tem passado um pouco ao lado da empresa. "Nós desde o início que trabalhamos num cenário de crise, porque as pessoas não acreditavam nos nossos produtos e por isso tínhamos que trabalhar mais para ultrapassar essa barreira", referiu o empresário, que garante a máxima qualidade de serviço. "Só trabalhamos com equipamentos de alta qualidade para garantirmos sempre um bom serviço", assegurou ao CM Franz Wagner.

A FF Solar está instalada na Zona Industrial de Aljezur e é completamente autossuficiente ao nível de energia. Entre outros produtos, importa e distribui componentes de sistemas de energias renováveis, como painéis fotovoltaicos, aerogeradores, inversores de corrente ou coletores solares térmicos. Os clientes são na sua maioria portugueses que querem investir na produção de energia, ou residentes estrangeiros que vivem em zonas isoladas e não querem estar dependentes da energia elétrica. E ainda turistas que viajam em autocaravanas e procuram soluções para ter energia em qualquer lugar, desde que exista sol.

A empresa, que começou com dois empregados, cresceu e tem agora 14 elementos, mais os vários revendedores por todo o País e no estrangeiro, onde a empresa está em expansão, nomeadamente em Espanha e em países de África, como Angola e Cabo Verde. Fruto do aumento das exportações, as vendas cresceram no último ano cerca de 54%, assim como os lucros, que subiram 335%. A FF Solar foi considerada em 2012 uma das melhores PME nacionais e está entre as cinco melhores instaladas no distrito de Faro, segundo uma radiografia realizada pela empresa Informa D&B. Um sucesso que Franz Wagner quer manter no futuro.

Primeiro Emprego FF Solar Algarve energia solar Franz Wagner
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)