Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Espanha campeã no incumprimento

Portugal não pagou a sua dívida pública sete vezes ao longo da História, mas a campeã dos incumprimentos é a Espanha que por 18 vezes não honrou os seus compromissos, concluiu um estudo do banco Credit Suisse.
7 de Agosto de 2011 às 00:30
Silvio Berlusconi e José Luis Zapatero poderão ter de pedir ajuda para não falharem pagamentos
Silvio Berlusconi e José Luis Zapatero poderão ter de pedir ajuda para não falharem pagamentos FOTO: Max Rossi/Reuters

Numa altura em que Grécia, Irlanda e Portugal tiveram de recorrer a ajuda internacional para evitar entrar em incumprimento e em que Espanha e Itália estão em risco de ter de pedir ajuda, a instituição financeira divulgou quais os países que já falharam no decurso da História.

De acordo com a lista elaborada pelo Credit Suisse, e consultada pelo CM, a primeira vez que Portugal entrou em incumprimento foi em 1560 e a última foi na crise financeira de 1890/92. Das sete vezes em que o nosso País não pagou a sua dívida, três ocorreram em anos de guerra.

A guerra foi também a principal causa para o incumprimento espanhol, já que das 18 vezes que não honrou a dívida em 16 destas o país vizinho estava envolvido em guerra.

Na lista do Credit Suisse, a Itália e a Irlanda não têm registos de incumprimento e a Grécia falhou por cinco vezes, curiosamente, o mesmo número de falhas da Alemanha.

DÍVIDA ESPANHA CRISE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)