Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Espanha: Dados oficiais confirmam recessão

As quedas do investimento (9,3 por cento) e do consumo (2,3 por centro) contribuíram significativamente para que a economia espanhola tenha entrado formalmente em recessão no quarto trimestre de 2008. O anúncio foi feito esta quarta-feira, com a divulgação dos dados do Instituto espanhol de Estatística (INE).
18 de Fevereiro de 2009 às 09:11
Espanha: Dados oficiais confirmam recessão
Espanha: Dados oficiais confirmam recessão FOTO: D.R.

Segundo os números publicados, o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol caiu 01 por cento nos últimos três meses  de 2008.  

O INE espanhol revela, no entanto, que, apesar da situação de recessão, o melhor comportamento dos dois primeiros trimestres do  ano significou que, em termos anuais, a economia espanhola registou no ano passado um crescimento de 1,2 por cento.  

Entre Outubro e Dezembro do ano passado, o emprego no país vizinho sofreu uma queda  de 3,1 por cento em termos interanuais, o correspondente à perda de 602 mil  empregos.  Em termos anuais a queda foi de 0,6 por cento, menos  112 mil empregos.     

Na rede fixa a receita operacional em 2008 diminuiu 1,6 por cento em  relação a 2007, mas no último trimestre do ano passado aumentou 2,0 por  cento face a igual período de 2007, o que a PT explica com a 'inflexão da  perfomance no mercado de retalho e da contínua resiliência no desempenho  no segmento empresarial'.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)