Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Estado quer monte turístico

O Monte dos Pardieiros, próximo do paredão da albufeira de Alqueva, vai ser transformado numa unidade hoteleira e num Centro Interpretativo do Montado. O projecto, cujo investimento será maioritariamente do Estado, deverá avançar em 2009.

27 de Outubro de 2008 às 00:30
Situado perto do paredão de Alqueva, o Monte dos Pardieiros está bastante degradado
Situado perto do paredão de Alqueva, o Monte dos Pardieiros está bastante degradado FOTO: Alexandre M. Silva

Norberto Patinho, presidente da Câmara de Portel, referiu ao CM que o financiamento para recuperação do monte e área envolvente será definido através de um protocolo entre a autarquia, Ministério da Agricultura e Empresa de Desenvolvimento e infra-estruturas do Alqueva.

"O projecto ficará concluído em breve e está também aberto a investimento privado. Além do hotel e do Centro Interpretativo, terá aldeamento turístico, espaço de acolhimento de turistas, parque temático com jogos interactivos para crianças sobre o montado e o Alqueva, entre outras actividades", explicou o autarca, após a inauguração em Portel do Centro Nacional de Valorização do Montado, que contou com o ministro da Agricultura, Jaime Silva. Sobre o investimento nos Pardieiros, o governante adiantou que a recuperação avançará "em 2009" e que será "um projecto exemplar" em termos ambientais.

Outros cinco investimentos de privados estão previstos para Alqueva, nos concelhos de Reguengos e Mourão. Representam um investimento de 1,2 milhões de euros e 2500 postos de trabalho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)