Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Estaleiros de Viana do Castelo: salários "em processamento"

A Empordef anunciou esta sexta-feira que os salários dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo já estão em processamento e que deverão estar nas contas até ao final da manhã de hoje.
6 de Janeiro de 2012 às 11:52
A Empordef anunciou esta sexta-feira que os salários dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo já estão em processamento
A Empordef anunciou esta sexta-feira que os salários dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo já estão em processamento FOTO: Lusa

"Os salários de Dezembro serão pagos na totalidade durante esta manhã", afirmou à agência Lusa fonte da Empordef, falando numa verba total de 700 mil euros. 

Os encargos dos estaleiros com subsídios, contribuições sociais e vencimentos mensais relativos aos 650 trabalhadores ascendem a 1,2 milhões de euros.  

O ministério da Defesa anunciou na última quarta-feira que a administração daquela holding já tinha encontrado "uma solução" para a regularização dos salários de Dezembro.  

Todavia, a falta de liquidez da empresa está a provocar vários constrangimentos ao seu normal funcionamento. As encomendas não estão a ser cumpridas porque não há forma de se conseguir adquirir matéria-prima. 

Face à indefinição sobre o futuro dos estaleiros, os representantes da comissão de trabalhadores viajaram na quarta-feira para Lisboa, onde foram recebidos pelo ministro da Defesa, que admitiu estarem em curso negociações com parceiros para garantir a viabilidade da empresa.  

Contudo, José Pedro Aguiar-Branco também admitiu que "todos os cenários estão em cima da mesa", inclusive o encerramento da empresa. É com este cenário que os trabalhadores reúnem esta sexta-feira, pelas 15h00, em plenário, para analisar uma eventual tomada de posição.  

Fonte da Comissão de Trabalhadores, contactada pela Lusa, adiantou que às 16h00 será feita uma comunicação pública sobre as conclusões desta reunião,  à porta da empresa.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)