Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Estaleiros de Viana sem pausa em Agosto

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo chegaram a acordo com a administração para eliminar a habitual paragem no mês de Agosto, devido ao início da construção dos asfalteiros para a Venezuela.
9 de Abril de 2012 às 11:49
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo chegaram a acordo com a administração para eliminar a habitual paragem no mês de Agosto
Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo chegaram a acordo com a administração para eliminar a habitual paragem no mês de Agosto FOTO: Fátima Vilaça

O porta-voz da Comissão de Trabalhadores explicou esta segunda-feira que a habitual paragem de duas semanas, em Agosto, será substituída por uma interrupção na primeira semana de Junho e outra na semana do Natal.

"O que nos foi dito é que, na melhor das hipóteses, na última semana de Junho estaremos em condições para descarregar aço e começar a cortar. Daí que não faça sentido, não seja vantajoso, logo a seguir, fechar a empresa, pelo que a proposta teve o nosso acordo", explicou António Barbosa.

Os dois períodos para a paragem total da empresa foram indicados pela Comissão de Trabalhadores, que aceitou ainda o pedido de "limitação" do gozo de férias, nos estaleiros, entre Julho, Agosto e Setembro.

"Será um período de muito trabalho, com o início da construção e do corte de aço, pelo que o pedido da administração faz sentido", disse ainda Barbosa, recordando que a paragem da empresa em agosto acontece há mais de uma década.

Em causa está a construção de dois navios asfalteiros de 188 metros de comprimento para a empresa de petróleos da Venezuela (PDVSA), no valor de 128 milhões de euros e com entrega prevista para Fevereiro de 2014.

A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo confirmou à Lusa que "já teve início" o processo de aquisição das 22 mil toneladas de aço para começar a construir os dois asfalteiros.

"O processo de aquisição das 22 mil toneladas de aço destinadas ao fabrico dos dois asfalteiros para a PDVSA Naval [empresa venezuelana] já teve início", garantiu fonte da administração.

Estaleiros Navais de Viana do Castelo asfalteiros Venezuela
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)