Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Estrangeiros compram oito em cada 100 casas

Principais compradores asseguraram cerca de cinco mil casas em Portugal só num ano.
Wilson Ledo 20 de Outubro de 2018 às 06:00
Valor médio de cada casa comprada em Lisboa é de 277 mil euros
Habitações
Habitações
Valor médio de cada casa comprada em Lisboa é de 277 mil euros
Habitações
Habitações
Valor médio de cada casa comprada em Lisboa é de 277 mil euros
Habitações
Habitações
Os estrangeiros compraram 17388 casas em Portugal durante o ano passado, pagando 2789 milhões de euros. Os números representam mais 2796 imóveis e 514 milhões de euros face a 2016.

Os números divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram assim que 7,7% das vendas de casas em 2017 foram protagonizadas por estrangeiros. Que o mesmo é dizer que compraram oito em cada 100 casas vendidas.

O valor médio dos imóveis vendidos a estrangeiros fixou-se nos 160 mil euros, acima dos 107 mil do mercado em geral. Deste modo, o INE mostra que "o valor médio dos prédios vendidos a não residentes em 2017 foi quase 50% superior ao valor médio das transações globais".

O Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa continuam a ser as regiões preferidas dos estrangeiros para comprar casa no País, representando metade das casas vendidas a não residentes. Lisboa regista o valor médio mais alto por imóvel, próximo dos 277 mil euros.

França, Reino Unido, Brasil, China e Suíça representam metade do valor dos imóveis vendidos a estrangeiros. Os franceses, os principais compradores, adquiriram cerca de cinco mil imóveis no País durante o ano passado.

E segundo o INE, nos últimos seis anos, já compraram mais de 19 mil casas em Portugal.

Imóveis de luxo mexem mais de mil milhões 
No ano passado, foram vendidos 1185 imóveis a estrangeiros com um preço igual ou superior a 500 mil euros. Ao todo, o País encaixou mais de mil milhões com estas transações.

O INE lembra que esta aposta dos estrangeiros nos imóveis de luxo em Portugal é mais notória desde 2013, coincidindo com a entrada em vigor dos chamados vistos gold.

Em 2017, o valor médio dos imóveis de luxo comprados por estrangeiros fixou-se nos 854 mil euros, um pouco abaixo dos 908 mil do ano anterior.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)