Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Euribor baixa prestações

A taxa Euribor, que serve de referência aos contratos de crédito à habitação, está a baixar há mais de um mês pelo que as prestações deverão diminuir para quem tem a revisão dos contratos no próximo mês. Apesar de o Banco Central Europeu ter fixado em Dezembro a taxa de juro em 1 por cento, o mercado tem reagido devagar à orientação de descida.
30 de Janeiro de 2012 às 01:00
Prestações mensais das casas deverão baixar
Prestações mensais das casas deverão baixar FOTO: Getty Images

Uma simulação feita pela Deco a pedido do CM aponta ainda para uma subida da prestação mensal em Fevereiro, para quem tem contratos indexados à taxa Euribor a seis meses, em relação ao mesmo mês do ano passado, tendo em conta a média da Euribor a seis meses até dia 27 de Janeiro.

Num crédito de 100 mil euros, com um spread de dois por cento a 30 anos, a prestação sobe 14,34 euros no próximo mês. Em Fevereiro de 2011, recorda um dos especialistas da associação do consumidor, a taxa Euribor a seis meses fixava-se em 1,254 por cento, e em 1,51 por cento um ano depois.

O BCE reduziu em 25 pontos-base a taxa directora da Zona Euro, no início de Dezembro, para 1%. No entanto, a desconfiança no mercado interbancário – que define a taxa da Euribor nos vários prazos a partir dos empréstimos dos bancos entre si – tem dificultado uma descida mais acentuada das taxas que são aplicadas aos contratos de crédito.

EURIBOR TAXAS PRESTAÇÃO CASAS CRÉDITO BANCOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)