Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Euribor: Taxas descem em todos os prazos

As taxas Euribor mantêm nesta quinta-feira a tendência de descida em todos os prazos, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) vai decidir sobre se mantém, ou não, o nível das taxas de juro.
12 de Janeiro de 2012 às 11:27
O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai decidir esta quinta-feira se manterá em um por cento a taxa de juro de referência na Zona Euro
O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai decidir esta quinta-feira se manterá em um por cento a taxa de juro de referência na Zona Euro FOTO: Pedro Elias/Jornal de Negócios

A três meses, a taxa usada como principal referencial para o crédito às empresas, baixou 0,012 pontos percentuais para 1,245 por cento.  

Já a seis meses, o principal indexante dos empréstimos à habitação em Portugal, recuou 0,011 pontos percentuais para 1,527 por cento.  

Por sua vez, a taxa a um ano situou-se em 1,856 por cento, tendo caído também 0,012 pontos percentuais.  

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) vai decidir esta quinta-feira se manterá em um por cento a taxa de juro de referência na Zona Euro, com os analistas a apostarem na sua manutenção.  

Segundo uma 'pool' de 53 economistas consultados pela agência Bloomberg, 47 acreditam na manutenção do atual nível da principal taxa de juro do BCE - a taxa aplicada às principais operações de refinanciamento -, com os restantes seis economistas a apontarem para uma queda de 25 pontos base, para os 0,75 por cento.  

O BCE desceu por duas vezes a taxa de juro directora em 25 pontos base, por cada corte, no final do ano passado.  

euribor bce juros habitação taxas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)