Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Ex-presidente não sabe explicar necessidades de capital

Joaquim dos Santos na comissão de inquérito ao Banif.
Diana Ramos 29 de Março de 2016 às 10:50
Joaquim Marques dos Santos, antigo presidente do Banif
Joaquim Marques dos Santos, antigo presidente do Banif FOTO: Mário Cruz/Lusa
Joaquim Marques dos Santos, antigo presidente do Banif que ocupou o cargo após a morte de Horácio Roque, não soube explicar como é que as necessidades de capital do banco praticamente triplicaram desde que saiu da instituição, no início de 2012, até ao final desse ano, em que o banco recorreu à linha de recapitalização pública.

"Na sequência dos testes de stress de 2011, penso que a última discussão com a troika terá ocorrido em fevereiro de 2011. As necessidades de recapitalização do banco e o recurso à linha de recapitalização eram evidentes nessa altura, na ordem dos 400 milhões de euros", respondeu Marques dos Santos ao deputado socialista Eurico Brilhante Dias.

Brilhante Dias contrapôs com os números do pedido de ajuda pública feito pelo Banif. "No final do ano, o banco recorre à linha e pede
1100 milhões de euros, é praticamente o triplo", relatou o socialista, tentando pedir explicações sobre a disparidade de números.

"Não sei explicar, não estava lá, não sei", adiantou Marques do Santos, sublinhando que "certamente que haverá fundamentos, mas não posso fundamentar porque não conheço". Brilhante Dias insistiu: "Temos uma diferença de 700 milhões de euros e não consegue identificar a divergência?"

Marques dos Santos rematou sem clarificar: "Certamente que essa diferença se baseia em relatórios feitos posteriormente e que eu não conheço, por isso não consigo dar essa explicação."

No final de 2012, o Banif solicitou o recurso à linha de recapitalização no montante de 1100 milhões de euros. O Estado injetou então 700 milhões de euros diretamente no capital da instituição financeira e 400 milhões de euros através de Coco's (obrigações contingentes).
Joaquim Marques dos Santos Banif inquérito ao Banif Horácio Roque
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)