Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Factura da água sofre grandes aumentos

A factura da água, saneamento e lixo vai sofrer aumentos muito significativos em vários concelhos algarvios durante o corrente ano. As autarquias justificam a medida com o facto de estarem a suportar grandes prejuízos.

5 de Janeiro de 2012 às 01:00
Lavar as mãos ou a loiça vai passar a ser mais caro depois da actualização dos vários tarifários
Lavar as mãos ou a loiça vai passar a ser mais caro depois da actualização dos vários tarifários FOTO: Direitos reservados

Castro Marim é o concelho em que o valor da factura mais aumentará (quase duplica), já a partir deste mês, devido à introdução da tarifa de saneamento. "A situação era insustentável; fomos obrigados a tomar esta decisão", diz José Estevens, presidente da autarquia, adiantando que em relação à água e lixo os valores de actualização "não serão significativos".

Em Lagos, os novos preços entram em vigor também este mês, traduzindo um aumento médio em torno dos 20%. A autarquia diz que o novo tarifário "procura reduzir a diferença entre os preços reais do custo destes serviços e os valores que são cobrados aos consumidores". Nos últimos três anos, o défice atingiu 15 milhões de euros.

Em Albufeira, a subida na factura situa-se entre os 18 e os 20%. Em Portimão, o novo tarifário estabelece uma subida de 8,39% para a água, de 4,20% para o saneamento e de 13,75% para o lixo. Mas houve um reescalonamento dos escalões e para um consumo de 8 m3 o aumento será de apenas 1,49%.

Em Tavira, a subida será de 4,8% e em Olhão de 3,8%. Em Faro, os valores ainda não foram definidos, mas o aumento médio deverá rondar os 5%. Em Loulé, a autarquia não tem nada decidido, mas deverá registar-se também uma actualização de tarifários.

ALGAR E ÁGUAS DO ALGARVE VÃO COBRAR MAIS

O aumento de preço aos consumidores traduz, em grande parte, a subida de tarifários que deverá ser aplicada pelas empresas responsáveis pelos sistemas multimunicipais às câmaras. A Algar, que tem a seu cargo o tratamento de resíduos sólidos, pretende cobrar mais cerca de 20% este ano, enquanto a Águas do Algarve propõe um aumento de quase 7% para o saneamento e de 2,1 para a água. As tarifas propostas pelas referidas empresas ainda estão sujeitas a aprovação pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos e pelo Governo.

PREÇOS ÁGUA ALGARVE
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)