Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Facturas digitais

A caixa postal electrónica, ViaCTT, permite não só receber as facturas de água, gás, electricidade ou de comunicações mas também pagá-las. Para isso, basta introduzir o número de identificação bancária (NIB) e autorizar o débito.
28 de Junho de 2006 às 00:00
Os CTT lançaram ontem este novo serviço, que disponibiliza gratuitamente dez milhões de caixas postais virtuais para que particulares e instituições possam receber correspondência electrónica.
Esta caixa é pessoal e pode ser usada para receber extractos bancários, facturas, entre outra correspondência.
No caso de facturas, se os utilizadores se esquecerem de ver a caixa de correio virtual, os CTT enviam o documento por papel, tal como até agora.
Para além de receberem a correspondência, só e exclusivamente das entidades escolhidas pelo utilizador, a caixa postal permite guardar os documentos durante dois anos e efectuar pagamentos, à semelhança do que já acontece com a banca virtual.
O pagamento pode assim ser efectuado a partir do próprio computador. Por outro lado, quem preferir pagar a facturas nos locais tradicionais só tem de imprimir o documento e apresentá-lo nas payshop, estações de correios ou usar os dados no multibanco.
O ViaCTT permite ainda definir alertas que podem ser enviados por ‘e-mail’, mensagens escritas (SMS) ou correio físico.
Vodafone, Portugal Telecom, EDP e o Banco Santander Totta são algumas das empresas que já se associaram à iniciativa – são elas que pagam o serviço – mas os CTT estão em negociações, neste momento, com 80 instituições.
O novo serviço de correio dos CTT foi anunciado ontem em Lisboa pelo presidente da empresa, Luís Nazaré, e aplaudido pelo ministro dos Transporte, Mário Lino, e pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
Com um investimento de 2,5 milhões de euros, este serviço permite às empresas poupar em papel e selos e aos utilizadores concentrarem e organizarem a sua correspondência.
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SERVIÇO
Como posso ter uma caixa postal electrónica ViaCTT?
Os interessados poderão activar uma caixa através da página www.viactt.pt, do número 808202029 ou futuramente nas estações. Os CTT enviam, em papel, o código de acesso.
E se não tiver computador em casa?
Se não tiver computador em casa nem tiver acesso a locais públicos não terá vantagens imediatas em ter o serviço. Terá então de aguardar pela instalação de computadores nas estações.
As empresas vão deixar de usar o correio normal?
Não. Só usarão a correspondência digital com aqueles clientes que têm caixa postal e que, expressamente, tenham indicado que é esse o meio através do qual querem receber informação.
Outras pessoas podem ter acesso à minha caixa?
Não. Por um lado, só os CTT podem colocar correspondência, por outro, o acesso é feito mediante o código secreto, à semelhança do que se passa com o multibanco.
Nos pagamentos electrónicos, fico sem provas em papel?
Não. Se quiser pode imprimir em papel a factura electrónica, que é um documento reconhecidamente legal. Se já tiver sido paga, a factura incluirá a respectiva informação de liquidação.
O novo serviço implica o despedimento de carteiros?
Não. O ViaCTT é um serviço complementar à actividade quotidiana dos correios. Não implica pois o despedimentos dos profissionais que continuarão a entregar correio físico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)