Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Falta de verba sobe preço da eletricidade

Governo diz que está a trabalhar para resolver a situação.
Raquel Oliveira 13 de Julho de 2016 às 08:24
Eletricidade
Eletricidade FOTO: Getty Images
As tarifas da eletricidade poderão agravar-se caso não sejam transferidos cerca de 50 milhões de euros para o Fundo para a Sustentabilidade do Sistema Elétrico. O alerta foi dado ontem no Parlamento pelo presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Vítor Santos. A secretaria de Estado da Energia remete a responsabilidade para o Governo anterior, que, através de Moreira da Silva, contraria esta versão.

A verba em falta diz respeito a uma parte da contribuição extraordinária paga pelas empresas de energia e que deveria ter sido transferida para o fundo. É com base nestas verbas, para além das despesas com o sistema e com a dívida tarifária, que são definidas as tarifas de eletricidade.

O governo garante estar a trabalhar para que "esta situação seja regularizada, sendo que os anos de 2014 e 2015 são da responsabilidade do anterior Governo", explicou fonte da secretaria de Estado da Energia. Aliás, segundo a mesma fonte, outras questões poderão ainda "aumentar o valor da dívida tarifária em cerca de 20 milhões/ano".
eletricidadem Parlamento Vítor Santos secretaria de Estado da Energia Governo Moreira da Silva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)