Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Famalicão: Itron despede 123 trabalhadores

A fábrica de Famalicão da multinacional Itron Incorporated vai despedir, até Janeiro, 123 dos seus 150 trabalhadores, no âmbito de um plano de reestruturação global do grupo, informou, em comunicado, a empresa.
11 de Novembro de 2011 às 18:29
Cento e vinte e três pessoas vão perder emprego
Cento e vinte e três pessoas vão perder emprego FOTO: João Cortesão

No documento, a empresa garante que será assegurado a todos os trabalhadores "o cumprimento das formalidades legais" e que lhes foi proposto "o recebimento de uma compensação superior à legal".  

Acrescenta que também será oferecida aos trabalhadores a possibilidade de serem acompanhados por uma empresa de "outplacement", para os ajudar "na procura de uma nova oportunidade de trabalho".  

A empresa diz que o despedimento se destina a focar a actividade no seu "core business", a simplificar a oferta da carteira de produtos e a aumentar a eficiência operacional e o seu valor acrescentado, junto dos clientes e dos accionistas.  

No entanto, a Itron assegura que "irá continuar a manter uma forte presença em Portugal" das actividades relativas aos departamentos de vendas e marketing, sistemas e serviços e outras funções operacionais, "de modo a garantir todo o acompanhamento e suporte ao mercado local". Diz ainda que manterá "todos os compromissos" com os clientes.  

Com casa-mãe em Bruxelas e há mais de 40 anos em Portugal, a multinacional Itron fornece tecnologias para as indústrias da energia e da água, nas áreas da medição inteligente, recolha de dados e soluções de software utilitário. 

empresa famalicão Itron Incorporated desemprego trabalhadores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)