Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Filhos duplicados para os impostos

Os contribuintes divorciados ou separados de facto estavam a duplicar o número de dependentes, ao incluir nas suas declarações de IRS as despesas que diziam respeito aos mesmos descendentes. Assim, por exemplo, num casal divorciado com dois filhos, tanto a declaração da mãe, quanto a do pai apresentavam despesas respeitantes aos dois filhos, o que se traduzia numa despesa fiscal duplicada. Esta situação foi identificada pelas autoridades tributárias, através do cruzamento de informações e da fiscalização aos sujeitos passivos.
24 de Janeiro de 2012 às 01:00
As Finanças vão continuar a cruzar informação sobre os dependentes
As Finanças vão continuar a cruzar informação sobre os dependentes FOTO: Manuel Moreira

Como consequência, foram identificadas 111 mil crianças que foram eliminadas dos registos dos impostos, conforme noticiou o ‘Jornal de Negócios’.

Os contribuintes que declararem dados incorrectos ao Fisco, como filhos inexistentes ou filhos a dobrar, vão ter de devolver o dinheiro do IRS ganho indevidamente, acrescido das devidas penalizações, de acordo com o fiscalista Nuno Sampayo Ribeiro. Desde 2011 que a administração fiscal exige que todas as crianças tenham número de contribuinte.

Finanças contribuintes IRS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)