Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Fisco faz 377 inspecções ao dia

A Administração Fiscal inspeccionou no ano passado 377 contribuintes por dia entre individuais e empresas. No total, foram realizadas 137 887 inspecções, mais 7,6 por cento que no ano anterior, de acordo com o Relatório de Actividades da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a que o CM teve acesso.
5 de Agosto de 2009 às 00:30
O director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, queria reduzir tempo de resposta aos contribuintes
O director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, queria reduzir tempo de resposta aos contribuintes

Este aumento de inspecções prende-se sobretudo com uma maior vigilância sobre as empresas, que, em muitos casos, receberam a visita dos inspectores do Fisco.

Além destas fiscalizações, os inspectores realizaram acções de controlo preventivo, incluindo a análise de reembolsos do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA). Por outro lado, foram feitas fiscalizações em conjunto com outros organismos, nomeadamente com a Brigada Fiscal da GNR e com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Ainda de acordo com o Relatório de Actividades de 2008, as queixas contra o atendimento dispararam: este tipo de reclamações aumentou 56 por cento, passando de 1472 para 2297. E o tempo de resposta foi mesmo classificado como "insatisfatório" por se arrastar por 45 dias contra os 35 que estavam definidos como objectivo para o ano.

Quanto às principais queixas dos próprios funcionários relativamente à Administração Fiscal, cerca de 67 por cento dos serviços apontaram a "insuficiência de recursos humanos" como "a mais difícil de ultrapassar". Em segundo lugar aparece a "complexidade da legislação".

PORMENORES

CONTRATAÇÕES

As Finanças estão a preparara parte administrativa paraa contratação de mais 300 inspectores tributários.

PROCESSOS A GESTORES

Este mês o Fisco faz avançar com processos de inquérito criminala administradores e gerentes de empresas que não entregam as retenções na fonte.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)