Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

FMI: Christine Lagarde vem a Lisboa no dia 10

A ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, vai deslocar-se a Lisboa a 10 de Junho para encontros com os seus homólogos africanos, no quadro da sua candidatura à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI).
3 de Junho de 2011 às 11:50
Christine Lagarde iniciou segunda-feira no Brasil uma digressão de campanha pelos países emergentes
Christine Lagarde iniciou segunda-feira no Brasil uma digressão de campanha pelos países emergentes FOTO: Epa/Fernando Bizerra

Vários ministros das Finanças e governadores de bancos centrais reúnem-se na próxima semana em Lisboa no âmbito da assembleia anual do Banco Africano de Desenvolvimento.

 

A visita segue-se às deslocações que a ministra das Finanças francesa fez esta semana ao Brasil, Índia e China e, segundo a sua equipa, permanecerá menos de 24 horas em Lisboa.

 

Christine Lagarde iniciou segunda-feira no Brasil uma digressão de campanha pelos países emergentes, tendo anunciado também a intenção de se encontrar com representantes dos países africanos.

 

A 10 de Junho termina o prazo para a apresentação de candidaturas à direcção do Fundo Monetário Internacional, que até final do mês deverá escolher o substituto de Dominique Strauss-Kahn.

 

Christine Lagarde tem o apoio dos países europeus e a França afirma contar também para a sua candidatura com países não europeus do G8, nomeadamente Estados Unidos, Japão, Rússia e Canadá.

 

As grandes potências emergentes manifestaram-se contra o domínio dos europeus na direcção do FMI, fruto de uma regra tácita que garante aos americanos a presidência do Banco Mundial.

 

O presidente do Banco Central mexicano, Augustín Cartens, que também já formalizou a candidatura, espera conseguir o apoio dos países emergentes.

FmI Rússia França Christine Lagarde Assembleia anual do Banco Africano de Desenvolvimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)