Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Francisco Canas julgado com Duarte Lima

Francisco Canas depositava os cheques de Lima nas suas contas no BCP e no Montepio, transferindo depois os montantes equivalentes para a offshore do ex-deputado do PSD.
27 de Maio de 2013 às 14:38

Francisco Canas vai ser julgado com Duarte Lima e com os restantes quatro arguidos, no processo relacionado com a aquisição de terrenos no concelho de Oeiras, através de um empréstimo concedido pelo BPN. O tribunal de Lisboa rejeitou o pedido de separação de processos e o arguido terá de estar presente no julgamento, que começa na terça-feira.


O suspeito de pertencer a uma rede de branqueamento de capitais que operava a partir da Suíça, o denominado processo 'Monte Branco', pretendia não ser julgado com Duarte Lima, mas a 7.ª Vara Criminal de Lisboa rejeitou o pedido.O presidente do colectivo de juízes considerou que qualquer decisão do caso 'Monte Branco' que recaia sobre as infrações imputadas a Francisco Canas "não produz força de caso julgado" para o processo que tem Duarte Lima como principal arguido.

O tribunal mantem também a prisão domiciliária com pulseira eletrónica de Duarte Lima por mais três meses e ordena a averiguação da "compatibilidade de sistemas" de videoconferência, para permitir a inquirição de duas testemunhas indicadas por Duarte Lima, uma em Angola e outra na Suíça.

O julgamento, que tem início na próxima terça-feira às dez da manhã, conta com um total de 60 testemunhas, entre as quais Oliveira e Costa, que presidiu o BPN, Miguel Cadilhe, ministro da Economia nos dois Governos de Cavaco Silva, Rui Gomes da Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares e ministro-adjunto do Executivo chefiado por Santana Lopes e o músico Rui Veloso.

O processo está relacionado com a aquisição de terrenos no concelho de Oeiras, através de uma empresa - Homeland - criada por Duarte Lima, Vítor Raposo e Pedro Lima.  A Homeland foi constituída com a participação de 1,5 milhões de euros do BPN, de 4,2 milhões de euros de um sócio de Duarte Lima e igual capital do arguido Pedro Lima, filho do ex-líder parlamentar do PSD.

Duarte Lima Francisco Canais julgamentoMonte Branco branqueamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)