Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Fraude em cursos de formação de criptomoedas investigados

Atividade de entidade já levou a detenções em Espanha.
Correio da Manhã 15 de Agosto de 2022 às 09:28
Portugal já acolheu dois eventos
Portugal já acolheu dois eventos FOTO: João Miguel Rodrigues
A norte-americana IM Master Academy, que vende cursos de formação em criptomoedas, está sob vigilância dos reguladores e a sua atividade já levou a detenções em Espanha por fraude, noticiou no domingo a imprensa nacional.

Em Portugal, aquela empresa já realizou eventos em Elvas e no Casino do Estoril, relativamente aos quais chegaram queixas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O problema é que esta entidade não pode supervisionar a empresa, pelo que as queixas terão de ser reendereçadas para as autoridades judiciais.

Em causa está um modelo de negócio assente num esquema fradulento, que implica, segundo a imprensa nacional um investimento inicial na ordem dos 227 euros e o pagamento de uma mensalidade de 170 euros, que deixam de pagar se angariarem novos clientes. Como não há períodos de fidelização, os clientes podem cancelar a subscrição e sair quando quiserem. Se uma parte das pessoas deixar de usar o serviço, quem as conseguiu angariar como cliente acaba por perder muito dinheiro.

Ver comentários