Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

‘Frente ibérica’ contra a seca

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pondera pedir apoios europeus para ajudar os agricultores portugueses devido à situação de seca que está a afectar o País.

14 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Assunção Cristas recebeu ontem, em Lisboa, o ministro da Agricultura de Espanha, Árias Cañete
Assunção Cristas recebeu ontem, em Lisboa, o ministro da Agricultura de Espanha, Árias Cañete FOTO: Manuel da Almeida

"Portugal e Espanha têm esperança de que chova, entretanto, e que os problemas não se adensem, mas no próximo Conselho [em Março] Portugal sinalizará a questão da seca e, se for caso disso, concertaremos posições conjuntas para beneficiar de alguns mecanismos comunitários", revelou ontem Assunção Cristas, à margem de um do encontro, em Lisboa, que juntou a ministra e o seu homólogo espanhol, Árias Cañete.

"Vamos seguir no mesmo caminho, concertando posições para que junto da União Europeia possamos ter posições mais fortes", garantiu a governante.

Os prejuízos da seca ainda não estão contabilizados, assim como o número de agricultores afectados, tendo sido já criada uma ‘task force’ para o efeito.

Os recursos hídricos partilhados pelos dois países marcaram o encontro, onde Assunção Cristas recebeu a garantia do ministro espanhol de que há uma preocupação com a quantidade e qualidade da água que chega a Portugal.

MINISTRO AGRICULTURA FRENTE IBÉRICA SECA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)