Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Funcionários públicos ganham mais 13 euros por mês

Trata-se de um aumento de 1,4%, associado ao início do processo de descongelamento de carreiras.
Raquel Oliveira 16 de Maio de 2018 às 09:00
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Os funcionários públicos receberam, em média, no primeiro mês do ano, 1706 euros, mais cerca de 13 euros face ao ano passado. Trata-se de um aumento de 1,4%, associado ao início do processo de descongelamento de carreiras, aumento do salário mínimo e do subsídio de refeição, segundo a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

A Administração Pública contava, nos primeiros três meses do ano, com mais 5048 funcionários, sobretudo médicos (que iniciaram o internato), docentes e assistentes operacionais nas escolas e recrutamento para as forças de segurança. No total, a Função Pública conta com 674 379 trabalhadores. Já no que diz respeito ao emprego nas empresas públicas, a saída da TAP da gestão do Estado e do Novo Banco correspondeu a uma queda de quase 40% (menos cerca de 15 mil funcionários) face ao ano passado.

Entretanto, os trabalhadores do Estado com contratos individuais também vão ter, à semelhança dos restantes funcionários públicos, direito à progressão na carreira, segundo o decreto-lei da Execução Orçamental ontem publicado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)