Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Fundo Europeu de Investimento dá à CGD garantia de 25 milhões de euros para investimentos na educação

FEI irá assumir 80% do risco de financiamento da dívida concedido pela CGD a empresas e organizações portuguesas, do setor da educação.
Lusa 21 de Abril de 2021 às 12:23
Banco estatal encerrou exercício de 2020 com menos 517 colaboradores do que no ano anterior
Caixa Geral de Depósitos
Banco estatal encerrou exercício de 2020 com menos 517 colaboradores do que no ano anterior
Caixa Geral de Depósitos
Banco estatal encerrou exercício de 2020 com menos 517 colaboradores do que no ano anterior
Caixa Geral de Depósitos
O Fundo Europeu de Investimento (FEI) concedeu à Caixa Geral de Depósitos (CGD) uma garantia de até 25 milhões de euros, no âmbito do Piloto-Garantia de Competências e Educação, para promover investimentos no setor da educação, foi hoje anunciado.

"Graças ao apoio do FEI no âmbito do Piloto-Garantia de Competências e Educação, a CGD irá desenvolver dois produtos de empréstimo destinados a aumentar a sua capacidade de concessão de empréstimos tanto a empresas portuguesas que investem na melhoria das competências dos seus trabalhadores como a organizações que oferecem serviços de educação e formação", informou a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em comunicado.

Neste contexto, o FEI irá assumir 80% do risco de financiamento da dívida concedido pela CGD a empresas e organizações portuguesas, do setor da educação.

"Investir na melhoria das competências e nos serviços de formação significa investir no nosso futuro, contribuindo para o crescimento económico, a competitividade, a inovação e o emprego. Estes são elementos indispensáveis para assegurar uma recuperação inclusiva da pandemia da covid-19", afirmou o diretor executivo do FEI, Alain Godard.

O Piloto-Garantia de Competências e Educação (Piloto C&E) é uma iniciativa de financiamento da dívida destinada a estimular investimentos na educação, na formação e nas competências, explicou a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em comunicado.

O FEI executa o Piloto C&E em nome da Comissão Europeia e, assim, a iniciativa beneficia do apoio orçamental da União Europeia ao abrigo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o principal pilar do Plano de Investimento para a Europa.

Ver comentários