Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Garantia do Estado desceu os juros

O ministro das Finanças diz que "Portugal e os demais membros da União Europeia podem, com toda a legitimidade, evocar que criaram as condições para a descida dos juros". Em declarações ao Correio da Manhã, Teixeira dos Santos defende a mensagem de Natal de Sócrates e critica as afirmações de Marcelo Rebelo de Sousa no ‘Expresso’, onde o professor afirma que "assumir a paternidade da baixa da Euribor revela o grau de perturbação do primeiro-ministro".
28 de Dezembro de 2008 às 00:30
Garantia do Estado desceu os juros
Garantia do Estado desceu os juros FOTO: Sérgio Lemos

"Só o desconhecimento das medidas que foram tomadas de forma coordenada pelo líderes europeus e do seu impacto no funcionamento dos mercados financeiros, ou as suas conhecidas opções partidárias, podem justificar que o professor Marcelo junte a sua voz àqueles que acham que fazer Oposição é dizer mal de tudo e de todos", afirma Teixeira dos Santos.

Para o ministro das Finanças "o Governo português, juntamente com os parceiros europeus, apoiou a decisão do Conselho Europeu de Outubro passado relativa ao apoio ao sistema financeiro. Esta decisão preconiza a concessão de garantias dos Estados ao financiamento dos bancos, o apoio à sua recapitalização, o compromisso de não permitir situações de falência de bancos que possam pôr em causa a estabilidade do sistema", acrescentando que "foi a partir desta iniciativa [...] que começámos a assistir à descida sustentada das taxas de juro na Europa". E salienta que "houve partidos que, em Portugal, numa postura de permanente bota-abaixo, votaram contra estas iniciativas e outras que o Governo tem adoptado tendo em vista combater os efeitos da crise que nos afecta".

Teixeira dos Santos não tem dúvidas de que com aquelas medidas "os Estados chamam a si parte do risco envolvido no funcionamento dos mercados. Esta redução do risco por si só contribui para a descida das taxas de juro no mercado. Com certeza que o BCE e demais autoridades monetárias, ao baixarem as taxas directores, potenciam, amplificam e aceleram estes efeitos", diz o ministro.

FRASES

Foi por isso que criámos as condições para que se baixasse os juros com a habitação.

José Sócrates

Assumir a paternidade da baixa da Euribor revela o grau de perturbação do primeiro-ministro.

Marcelo rebelo de sousa

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)