Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Garrafas de azeite vêm dos jardins de Mirandela

Nos jardins das ruas e avenidas de Mirandela existem 750 oliveiras de onde a autarquia local colhe cinco toneladas de azeitona que posteriormente são transformadas em azeite nos lagares da região. Depois de embalado em garrafas de 0,5 e 0,25 centilitros com um rótulo criado pela Câmara Municipal, o azeite é oferecido às individualidades que visitam o concelho.
15 de Janeiro de 2006 às 00:00
As toneladas de azeitona são colhidas pela autarquia nas 750 oliveiras da cidade de Mirandela
As toneladas de azeitona são colhidas pela autarquia nas 750 oliveiras da cidade de Mirandela FOTO: d.r.
Para os autarcas mirandelenses esta é uma forma de divulgar o azeite produzido na Terra Quente. No ano de 2004 a autarquia – única na região transmontana a produzir azeite próprio – engarrafou cerca de mil litros do precioso líquido amarelo. Devido à seca, no ano passado a colheita foi mais reduzida.
Esta produção começou há quatro anos, altura em que as árvores plantadas ainda no tempo do ex-presidente, José Gama, passaram de novo a produzir azeitona.
A juntar às árvores já em produção nos jardins, existem também oliveiras a dividir as faixas de rodagem das avenidas de Mirandela, que acabam por dar um pequeno contributo para a produção de azeite do município por terem de ser aparadas com muita frequência para não dificultar a visibilidade aos condutores.
A Câmara de Mirandela, no âmbito do programa ‘Terra Ólea’, vai colocar placas nas oliveiras para identificar as variedades cultivadas pela autarquia: “cobrançosa”, “verdeal transmontana” e a “madural”.
Para José Silvano, presidente da autarquia, “a promoção do azeite foi uma aposta ganha. Já existem produtores a oferecer amostras do seu azeite à Câmara, para que a sua marca seja divulgada através das ofertas da autarquia”.
Segundo o autarca, tudo aponta para que a produção do azeite do município aumente dado que a maioria das oliveiras só agora começa a atingir a sua plenitude. “Mas, se existirem excedentes, poderemos oferecer o azeite a instituições de solidariedade social do concelho”, disse ainda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)