Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Gás natural baixa 2,8 %

O gás natural para os consumidores domésticos e para o pequeno comércio vai descer em média 2,8 por cento já a partir de Julho caso seja aprovada pelo Conselho Tarifário a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A factura mensal poderá descer no máximo 19,6 por cento.
16 de Abril de 2008 às 00:30
As tarifas de gás natural são calculadas a partir dos custos das empresas (como armazenamento e transporte), os lucros máximos permitidos e o preço da matéria-prima.
As tarifas de gás natural são calculadas a partir dos custos das empresas (como armazenamento e transporte), os lucros máximos permitidos e o preço da matéria-prima. FOTO: João Miguel Rodrigues

Já no que diz respeito às pequenas e médias empresas, a redução é de 5,2 por cento, em média, o que, de acordo com o ministro da Economia, permitirá torná-las mais competitivas.

Esta descida dos preços do gás natural, apesar da subida nos mercados internacionais, deve-se essencialmente 'à iniciativa do Governo em criar um quadro regulamentar', afirmou Manuel Pinho.

Apesar de o objectivo ser, a longo prazo, o da uniformidade tarifária – os consumidores de todo o País pagarem o mesmo – a proposta mantém preços regionais diferenciados epor isso descidas variáveis.

A maior descida proposta é feita para os clientes da Dourogás, com queda de preços de 19,6 por cento, mas regista-se também uma queda de preços na Diangás (de dez por cento) e Beiragás (5,6 por cento).

Em termos concretos, até agora um casal com filhos pagava mensalmente à Dourogás 27,40 enquanto um agregado do mesmo tipo servido pela Portgás pagava 22,02 euros.

Com a introdução de correcções regionais, já na próxima actualização dos preços, estas diferenças vão ser reduzidas.

DESCIDAS DE PREÇOS POR FORNECEDOR

1.º Dourogás 19,6%

2.º Duriensegás 12,3%

3.º Medigás 11,9%

4.º Paxgás 10,3%

5.º Dianagás 10%

6.º Tagusgás 5,9%

7.º Beiragás 5,8%

8.º Portgás 2,8%

9.º Lisboagás 2,2%

10.º Lusitaneagás 1,8%

11.º Setgás 0%

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)