Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros

Terão aumentos na ordem dos três cêntimos a partir de segunda-feira.
João Maltez 28 de Maio de 2022 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Gasóleo e gasolina voltam a ficar mais caros
Os preços dos combustíveis deverão voltar a registar subidas na próxima segunda-feira, com o gasóleo a aumentar na ordem dos 3,5 cêntimos e a gasolina a ser mais cara na ordem dos três cêntimos, de acordo com informação avançada por fontes do mercado.

O Governo determinou esta sexta-feira a redução da taxa do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) na gasolina, a partir da próxima semana, procurando amenizar a subida do preço prevista para segunda-feira. Já a taxa para o gasóleo manteve-se, o que poderá ser explicado pelo facto de na semana anterior este combustível ter baixado.

“Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o Governo determina a redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda-feira”, anunciou esta sexta-feira o Ministério das Finanças. Por sua vez, a taxa de ISP aplicável ao gasóleo vai ficar inalterada, avançou a mesma fonte.

Tendo em conta as medidas em vigor (mecanismo semanal da revisão do ISP e redução das taxas unitárias para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%), a redução da carga fiscal vai corresponder a 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 24,6 cêntimos por litro de gasolina.
Governo ISP economia negócios e finanças energia gasóleo
Ver comentários
}