O preço dos combustíveis tem registado algumas descidas mas, em regra, ficam-se pelos dois ou três cêntimos. Uma queda de seis cêntimos de uma única vez é inédito em Portugal, mas reflecte a descida do preço deste combustível nos mercados refinados internacionais.
Os preços médios nacionais mais recentes mostram que a gasolina aumentou em Setembro 1,3% em relação a Agosto e mais de 8% em relação ao mês homólogo do ano passado.
Já o gasóleo, com um preço médio de venda ao público de 1,491 euros em Setembro, estava mais caro 1,2% em relação a Agosto e quase 9% mais caro do que no mês homólogo do ano passado.
Paralelamente ao aumento dos combustíveis, o consumo tem vindo a reduzir-se. De acordo com os dados da Direcção Geral de Energia, o consumo de gasolinas e gasóleo registou "uma redução significativa no consumo de, respectivamente, 9,2% e 8,8%".
O aumento dos preços levou o Governo a incluir no Orçamento do Estado para 2013 uma proposta no sentido de obrigar as petrolíferas a disponibilizarem combustíveis de baixo custo (low cost), mas a medida tem sido contestada.