Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Gasolina baixa hoje seis cêntimos por litro

A gasolina deverá baixar hoje cerca de seis cêntimos, a maior queda desde a liberalização do mercado de combustíveis em 2004. Já a descida no preço do gasóleo deverá ficar-se pelos dois cêntimos, apurou o Correio da Manhã junto de fonte do mercado.
22 de Outubro de 2012 às 01:00
Gasolina baixa hoje seis cêntimos por litro
Gasolina baixa hoje seis cêntimos por litro

O preço dos combustíveis tem registado algumas descidas mas, em regra, ficam-se pelos dois ou três cêntimos. Uma queda de seis cêntimos de uma única vez é inédito em Portugal, mas reflecte a descida do preço deste combustível nos mercados refinados internacionais.

Os preços médios nacionais mais recentes mostram que a gasolina aumentou em Setembro 1,3% em relação a Agosto e mais de 8% em relação ao mês homólogo do ano passado.

Já o gasóleo, com um preço médio de venda ao público de 1,491 euros em Setembro, estava mais caro 1,2% em relação a Agosto e quase 9% mais caro do que no mês homólogo do ano passado.

Paralelamente ao aumento dos combustíveis, o consumo tem vindo a reduzir-se. De acordo com os dados da Direcção Geral de Energia, o consumo de gasolinas e gasóleo registou "uma redução significativa no consumo de, respectivamente, 9,2% e 8,8%".

O aumento dos preços levou o Governo a incluir no Orçamento do Estado para 2013 uma proposta no sentido de obrigar as petrolíferas a disponibilizarem combustíveis de baixo custo (low cost), mas a medida tem sido contestada.

Ver comentários