Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Gasolina volta a subir dois cêntimos

Descida do euro face ao dólar penaliza preços pagos pelos automobilistas.
Raquel Oliveira 14 de Março de 2015 às 02:30
Atestar o depósito do carro com gasolina vai ficar mais caro FOTO: istockphoto

Os combustíveis já aumentaram, entre 1 de janeiro e 1 de março, cerca de nove cêntimos. Na próxima semana, a gasolina deverá aumentar dois cêntimos por litro, apurou o CM junto de fontes do setor petrolífero. Esta é a sétima subida consecutiva deste combustível nos postos de abastecimento.

Segundo as mesmas fontes, o gasóleo deverá ficar inalterado. A justificar a evolução de preços está a desvalorização acentuada do euro face ao dólar, a par da subida do Brent no mercado londrino, que serve de referência a Portugal. Desde 1 de março, e contabilizando já a subida da próxima semana, a gasolina cresce mais 5 cêntimos, pelo que desde o início do ano se agravou em 14 cêntimos.

O aumento do preço do petróleo, depois de um período prolongado de descida no segundo semestre de 2014, continua a marcar o valor dos combustíveis. Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio da gasolina está nos 1,424 euros/litro, enquanto o gasóleo ascende a 1,233.

Apesar desta tendência de subida, a verdade é que em termos médios o preço dos combustíveis está a descer desde 2012, de acordo com dados divulgados pela Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).

O preço da gasolina chegou ao final de 2014 a descer 3,5% face a 2013 e o gasóleo 6,1%, em linha com a descida das cotações.

Em relação aos anos anteriores, "o preço médio da gasolina 95 e do gasóleo rodoviário foi inferior, sobretudo devido à descida das cotações", refere ainda a Apetro.

No que toca ao consumo, em 2014 houve uma queda de 0,4% na gasolina, face a 2013. O gasóleo rodoviário cresceu 2,2%.

gasolina gasóleo combustíveis Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas energia preços automobilistas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)