Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Gastos com casa, luz e água são os que mais pesam no orçamento das famílias portuguesas

Dados do Eurostat revelam que no ano passado 17,6% do orçamento era destinado à habitação e às despesas.
Lusa 27 de Novembro de 2019 às 16:54
Contador de luz
Contador
Contador de luz
Contador
Contador de luz
Contador
Os gastos com habitação, água, eletricidade e gás são os que mais pesam no orçamento das famílias portuguesas, o equivalente a 17,6%, abaixo da média da União Europeia, revelam dados divulgados esta quarta-feira pelo gabinete de estatísticas comunitário.

Segundo o Eurostat, no ano passado, 17,6% dos orçamentos das famílias portuguesas era destinado à habitação e às despesas com esta relacionadas, o que representou uma subida de 2,7 pontos percentuais em 10 anos (comparação face a 2008).

Apesar do aumento, Portugal ainda está abaixo da média da União Europeia (UE) no que toca a este tipo de despesas, que se fixou em 24% em 2018 e que compara com 23,2% em 2008.

É na Finlândia, na Dinamarca e na Eslováquia que a habitação e as despesas a si associadas mais pesam nos orçamentos das famílias, enquanto Malta, Lituânia e Chipre registam as percentagens mais baixas.

No orçamento das famílias portuguesas pesa ainda a alimentação e bebidas (16,4%), os transportes (13,4%), a restauração e hotelaria (13,2%), entre outros bens e serviços.

União Europeia economia negócios e finanças macroeconomia orçamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)