Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Governo acusado de eleitoralismo

Os clientes do BPP consideram que estão a ser discriminados pelo Governo em relação aos clientes do BPN por "uma questão eleitoral".
11 de Junho de 2009 às 00:30
Clientes em protesto dentro do BPP têm-se alimentado a piza
Clientes em protesto dentro do BPP têm-se alimentado a piza FOTO: Diogo Pinto

'Somos poucos, não interessa, eles [clientes do BPN], como são muitos, já dão muitos votos', afirmou ao CM Maria José, uma cliente de Braga que se mantém em protesto na sede do BPP, em Lisboa.

Após as afirmações do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e do primeiro-ministro, José Sócrates, que referiram que, ao contrário do BPN, o BPP não constitui um perigo para o sistema financeiro português, Vítor Oliveira, outro cliente do BPP, afirma que essas declarações 'marcam o início da campanha eleitoral para as próximas legislativas'.

Já Artur Barreto fala de 'hipocrisia', porque, na sua opinião, 'um dos grandes responsáveis de toda esta situação é o ministro Teixeira dos Santos'. Este cliente do BPP justifica estas declarações com o facto de o actual ministro das Finanças ter sido presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na altura em que estes 'títulos fictícios' eram transaccionados. O depositante acrescentou que 'o ministro tinha a obrigação constitucional de conhecer o que estava a ser negociado nestes produtos'.

Os clientes vão manter-se em protesto na sede do BPP pelo menos até amanhã, dia em que irão reunir--se para definir se irão manter-se no banco ou se partirão para novas formas de protesto.

Artur Barreto não tem dúvidas: 'Se dependesse de mim, incendiávamos esta porcaria.' Uma coisa é certa: os clientes do BPP não vão desistir dos seus depósitos na totalidade.

UE ACONSELHA VIA JUDICIAL

Os clientes do BPP foram ontem aconselhados pela Comissão Europeia a avançar para tribunal se o plano apresentado pelo ministro das Finanças não contemplar na totalidade os seus depósitos, revelou Carlos Cardoso, um dos dois clientes do banco que foram ontem recebidos em Bruxelas pelo comissário Elemér Terták.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)