Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Governo aprova criação de banco de fomento

Instituição deve estar pronta a funcionar no final do primeiro semestre de 2014.
14 de Novembro de 2013 às 17:41
O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Ministro da Economia, Pires de Lima
O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Ministro da Economia, Pires de Lima FOTO:  LUSA

O Governo aprovou nesta quinta-feira uma resolução para criar a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD). O anúncio foi feito pelo ministro da Economia.

"O Conselho de Ministros deliberou sobre a criação da IFD, que tem como objetivo trabalhar no sentido de melhorar as condições de financiamento da nossa economia, nomeadamente aquilo que diz respeito às pequenas e médias empresas, grupo de empresas mais afetado com a crise de financiamento", afirmou Pires de Lima.

O ministro da Economia informou ainda que será formada uma comissão instaladora da Instituição, focada nas "matérias mais concretas e operacionais" para a sua constituição. O objetivo é ter a IFD a funcionar no final do primeiro semestre de 2014.

Miguel Poiares Maduro, por seu turno, disse que a IFD terá sede no Porto. O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional explicou ainda que será um "banco grossista, que irá ter como principal objetivo csuprir as dificuldades de financiamento das empresas portuguesas”.

A IFD vai recorrer a financiamento de entidades supranacionais, aos fundos europeus estruturais e de investimento, bem como à totalidade dos reembolsos associados aos diferentes períodos de programação no âmbito dos fundos da política de coesão europeia.

A nova instituição deverá também desempenhar "funções de apoio técnico sobre modelos de financiamento público, contribuindo para a promoção da competitividade e da internacionalização das empresas portuguesas", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Pires de Lima Governo IFD Economia Instituição Financeira de Desenvolvimento Miguel Poiares Maduro 2014
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)