Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Governo assina protocolos

A Casa do Douro e o Governo assinaram, na noite de sexta-feira, os quatro protocolos que vão criar condições para a recuperação financeira da instituição representativa de 40 mil viticultores durienses.
20 de Fevereiro de 2005 às 00:00
O presidente da Casa do Douro, Manuel António Santos, informou ontem que os protocolos foram assinados na Direcção Regional de Agricultura de Entre-Douro-e-Minho, no Porto, pelo secretário de Estado Adjunto do ministro da Agricultura, Carlos Duarte, em representação do Governo, a direcção da Casa do Douro e a família Silva Reis, proprietária da Real Companhia Velha.
Os protocolos envolvem os Ministérios da Agricultura, Finanças e Justiça e respeitam à retirada da acção de nulidade da compra de 40% da Real Companhia Velha pela Casa do Douro, à venda dos ‘stocks’ de vinho da instituição (para pagamento de uma dívida avalizada pelo Estado) e à prestação de serviços de cadastro e laboratório ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
Os documentos prevêem que a venda dos vinhos da Casa do Douro se concretize através da direcção do IVDP. Será criada uma comissão de acompanhamento das vendas, com funções consultivas, que integrará dois elementos da Casa do Douro, dois da Associação de Empresas do Vinho do Porto (AEVP) e o presidente do IVDP.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)