Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Governo deixa cair projecto Nova Alcântara

O Governo excluiu do plano de investimentos da REFER o projecto Nova Alcântara, anunciado pelo ex-primeiro ministro José Sócrates e que consistia na ligação da Linha ferroviária de Cintura à Linha de Cascais e ao Porto de Lisboa.
14 de Dezembro de 2011 às 15:30
Plano tinha sido anunciado por José Sócrates
Plano tinha sido anunciado por José Sócrates FOTO: Duarte Roriz

Na resposta a uma questão dos deputados do PSD, o Ministério da Economia e do Emprego afirma que, "devido à situação económica que o país atravessa, não é possível contemplá-lo [projecto Nova Alcântara] no plano de investimentos da REFER" - Rede Ferroviária Nacional.

O ministério liderado por Álvaro Santos Pereira e que tutela o sector dos transportes diz que "o projecto com Declaração de Impacto Ambiental (DIA) e com projecto de execução finalizado e exequível comporta um investimento na ordem dos 200 milhões de euros".

O Ministério da Economia recorda ainda que "a REFER estudou várias soluções para o desnivelamento ferroviário de Alcântara nos últimos quatro anos, tendo avaliado do ponto de vista técnico e ambiental quatro traçados que foram submetidos a processo de Avaliação de Impacto Ambiental".

O projecto Nova Alcântara foi apresentado a 28 de Abril de 2008, numa cerimónia que contou com as presenças do ex-primeiro-ministro José Sócrates, do então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, bem como da então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

De acordo com a informação disponível na página da REFER na internet, o projecto consistia na execução da ligação desnivelada da Linha de Cintura à Linha de Cascais e ao Porto de Lisboa (Terminal de Contentores de Alcântara).

A localização do projecto, que obteve a DIA em Março de 2010, abrangia as freguesias de Santo Condestável, Prazeres, Santa Maria de Belém e Alcântara, todas no concelho de Lisboa.

governo nova alcântara josé sócrates
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)