Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Governo muda regras nas Contas do Estado

Para evitar polémicas entre o ministro das Finanças e o Tribunal de Contas, o Governo decidiu mudar algumas regras na apresentação das Contas do Estado de 2006.
2 de Julho de 2007 às 00:00
Assim, foi introduzido um quadro com as Contas Nacionais das Administrações Públicas do ano passado, da responsabilidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), bem como uma explicação da passagem da óptica da Contabilidade Pública para a óptica da Contabilidade Nacional. Um problema que tinha gerado várias confusão aquando da apresentação das contas de 2005.
Também foi introduzida, pela primeira vez, informação da Administração Central do Sistema de Saúde relativa à evolução das dívidas do Sistema Nacional de Saúde.
Quanto às operações específicas do Tesouro, a Conta Geral do Estado de 2006 inclui informação sobre os anos a que dizem respeito as situações regularizadas durante o ano passado.
Desta forma, Teixeira dos Santos dá acolhimento às sugestões feitas por Guilherme d’Oliveira Martins, evitando “confusões” sobre as operações realizadas pe-lo Tesouro para cobrir dívidas antigas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)