Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Governo português cria comité de cooperação com Emirados

O Governo português assinou esta-terça-feira um memorando de entendimento com os Emirados Árabes Unidos (EAU) no sentido de estabelecer um comité conjunto de cooperação bilateral. O comité, criado no âmbito da visita oficial de dois dias do primeiro-ministro a Abu Dhabi, será presidido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e pelo seu homólogo xeque Abdullah bin Zayed Al Nahyan e terá como objectivo estabelecer "um programa abrangente para promover a cooperação" entre os dois países.
18 de Janeiro de 2011 às 09:13
José Sócrates em visita ao Golfo Pérsico
José Sócrates em visita ao Golfo Pérsico FOTO: d.r.

Segundo o memorando, este comité - que se reúne anualmente alternadamente nas capitais dos dois países -, irá estabelecer o enquadramento para "lançamento de projectos de investimento conjuntos" e cooperação nas áreas da justiça, da segurança, da educação, da investigação científica e outras.

Já na segunda-feira, o governo português e dos Emirados assinaram uma convenção para evitar a dupla tributação fiscal que visa "o estabelecimento entre as partes de normas legais para a liquidação transfronteiriça de impostos por parte de residentes num ou nos dois países".

O primeiro-ministro, que está num périplo de três dias ao Golfo Pérsico, esteve na segunda-feira na abertura da Cimeira Mundial de Energia, que decorre entre 17 e 20 de Janeiro, com personalidades como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o presidente da Islândia, Ÿlafur Ragnar Grimsson, a princesa Victoria da Suécia, o Grão-Duque Guilherme do Luxemburgo e o presidente do Paquistão Asif Ali Zardari.

Sócrates Acordos Golfo Pérsico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)