Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Governo tira travão à subida nas carreiras

Descongelamento garantido pelo executivo a 1 de janeiro de 2018.
Pedro H. Gonçalves 8 de Julho de 2017 às 09:49
Carolina Ferra
Carolina Ferra FOTO: Pedro Catarino
O Governo vai desbloquear as progressões nas carreiras na Função Pública em 2018. As normas que impedem progressões no Estado vão desaparecer a 1 de janeiro, garantiram ontem os sindicatos do setor após uma reunião com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Carolina Ferra.

"O descongelamento desaparece, seja para carreiras gerais, especiais, subsistentes ou inalteradas. Agora, ainda falta saber quando é que se vai aplicar e a quem", explicou José Abraão ao CM.

O Governo terá dito que haverá "prioridades" neste descongelamento, o que deixa antever que as mexidas devem ser graduais ao longo de 2018, ou seja, nem todos irão subir na carreira logo em janeiro. Mas, pelo menos, ficou a garantia de que as avaliações do SIADAP (sistema de avaliação da Função Pública) feitas durante os anos da troika - em que as progressões ficaram congeladas - vão contar para subir na carreira.

As Finanças ainda estão a elaborar o relatório que deverá avaliar quanto custam as progressões relativas aos direitos acumulados pelos funcionários desde 2010.
Ver comentários