Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Granadeiro: “Cometi duas grandes gaffes”

Henrique Granadeiro assumiu, uma vez mais, que se equivocou quando a 10 de Fevereiro referiu que informou o primeiro-ministro do negócio a 23 de Junho.
30 de Abril de 2010 às 17:59
Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, líderes da PT, e Rui Pedro Soares, ex-administrador executivo da empresa
Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, líderes da PT, e Rui Pedro Soares, ex-administrador executivo da empresa FOTO: Duarte Roriz e Mariline Alves

Questionado por João Semedo sobre essa gaffe, na comissão de inquérito desta sexta-feira no Parlamento, Henrique Granadeiro disse: “Não cometi uma grande gaffe. Cometi duas grandes gaffes”.

“Quando me pronunciei a 10 de Fevereiro, quando estava em Viana do Castelo, recebi a chamada de três jornalistas e confundi as datas. Dei uma informação incorrecta. Falsa. Tomei a iniciativa de telefonar a esses três jornalistas a dizer que me tinha enganado.”

Segundo Granadeiro, ele próprio se apercebeu do erro quando consultou a sua agenda, dizendo que era impossível ter falado com José Sócrates no dia 23. “Só falei com o primeiro ministro no dia 25 à noite no jantar que já foi tão badalado [em casa do antigo ministro Manuel Pinho]”. 

Granadeiro revelou ainda que pediu à sua secretária “para falar com a secretária do primeiro-ministro para agendar uma entrevista” com José Sócrates, mas não nessa semana (22 a 26 de Junho), mas apenas na seguinte.

“Não recebi nenhuma instrução do Governo sobre o negócio, mas também não queria falar com o Governo sobre o negócio”, diz.

Isto porque a sua “objecção de fundo” era a crise que existia entre José Sócrates e a TVI. “Se tivessemos feito aquele negócio a PT era o bombo da festa da campanha eleitoral”, disse.

A segunda gaffe, diz, foi quando referiu à revista 'Visão' que se sentia “encornado”. “Outra foi a palavra colorida que utilizei e que não tinha nada que ver com o processo interno da PT, mas ao que as escutas publicadas no ‘Sol’ diziam. Se aquelas criaturas andavam a fazer aquilo que dizem as escutas do ‘Sol’, mais do que ultrapassado sinto-me traído”, disse.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)