Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Grécia afunda Banca portuguesa

Por dia a Banca perde 23 milhões de euros em Bolsa. Uma realidade que se confirma desde 2007. Mas agora com o efeito do contágio da crise grega, BES, BCP e BPI estão a perder valor a um ritmo superior a 16 mil euros por minuto. Os mercados entendem que a situação da Grécia vai piorar, o que pressiona Portugal e os bancos nacionais.
17 de Junho de 2011 às 00:30
Protestos contra austeridade prosseguem em Atenas
Protestos contra austeridade prosseguem em Atenas FOTO: Yannis behrakis/Reuters

A agência de rating Fitch já disse que a classificação da dívida da República vai sofrer consequências da solução que for encontrada para a Grécia. Só o BCP, liderado por Carlos Santos Ferreira, tem uma exposição de 700 milhões à Grécia.

"Um dos grandes problemas dos bancos portugueses é a falta de diversificação geográfica", disse ao CM Tiago Pereira, gestor de activos do banco Carregosa. A acrescer a esta situação está a exposição à dívida portuguesa que, só no caso do BCP é de cinco mil milhões de dívida de curto prazo. "Com uma fraca diversificação internacional e vários problemas de capital, os bancos portugueses continuam com uma falta enorme de liquidez", acrescentou aquele responsável.

O BCP lidera as quedas, segundo os dados facultados pelo banco Carregosa. O BCP, que em Julho de 2007 tinha um valor bolsista de 21,9 mil milhões de euros, hoje não vai além dos 2,71 mil milhões, ou seja, vale 12 por cento do que há quatro anos. No mesmo período, o BES perdeu 9,29 mil milhões de euros e o BPI 4,89 mil milhões. Isto dá uma desvalorização em Bolsa desde 2007 destes bancos nacionais de 33,4 mil milhões de euros.

Nestes últimos quatros anos, o BCP desvalorizou 87,6 por cento, o BPI 84 por cento e o BES 75,8 por cento.

Ontem as acções do BCP chegaram a bater nos 0,397 euros: o valor mais baixo desde que o banco entrou em Bolsa no ano de 1993. Só este ano, o BCP tem perdido valor a um ritmo de cinco milhões por dia. Segue-se o BES com 2,2 milhões e o BPI com 1,9 milhões. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)