Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Grécia chega a acordo com credores

O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, anunciou esta terlça-feira um acordo de Atenas com a 'troika' sobre novas medidas de contenção orçamental, num valor estimado de 13,5 mil milhões de euros no orçamento de 2013.
30 de Outubro de 2012 às 16:11
Antonis Samaras, primeiro-ministro da Grécia
Antonis Samaras, primeiro-ministro da Grécia FOTO: Epa

"Concluímos as negociações sobre as medidas [de austeridade] para o orçamento", disse Antonis Samaras, em texto divulgado pelos serviços de imprensa do primeiro-ministro grego.

O governante sublinhou ainda que a "luz verde" ao acordo, cujos detalhes serão conhecidos nos próximos dias, assegurará que a Grécia permaneça na zona euro e "fora da crise".

A Comissão Europeia havia dito na segunda-feira que não havia ainda uma data precisa para a Grécia e a 'troika' alcançarem um acordo sobre as reformas que Atenas terá de fazer para receber uma nova 'tranche' do seu programa de resgate.

A Grécia aguarda uma 'tranche' de 31,5 mil milhões de euros, cujo desembolso está bloqueado desde Junho pelos seus credores, que aguardam a adopção de um novo pacote de medidas de consolidação orçamental e reformas.

A situação grega será analisada pelos ministros das Finanças da zona euro, em videoconferência, na quarta-feira.

No domingo, o semanário alemão ‘Der Spiegel’ noticiou que a a 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) vai propor, num relatório sobre a Grécia a sair nos próximos dias, um novo perdão da dívida grega, desta vez para os credores institucionais, nomeadamente os países.

Depois de no primeiro perdão terem participado os credores privados - sobretudo bancos - de forma voluntária, a proposta agora conhecida defende que, pela primeira vez, os Estados europeus credores de dívida soberana grega aceitem perder dinheiro dos seus contribuintes.

A opção já foi contestada por uma série de países - a começar pela Alemanha - que se recusam a perder parte do dinheiro que emprestaram a Atenas como medida extraordinária de apoio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)