Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Grécia confiante no pagamento de próximo empréstimo

A Grécia está confiante no pagamento previsto para Setembro da sexta tranche de oito mil milhões de euros do empréstimo concedido pelo Fundo Monetário Internacional e União Europeia, apesar da crise económica, disse o ministro das Finanças grego.
7 de Agosto de 2011 às 13:29
Grécia recebeu até agora cinco parcelas, num total de 65 mil milhões, de um empréstimo de 110 mil milhões de euros
Grécia recebeu até agora cinco parcelas, num total de 65 mil milhões, de um empréstimo de 110 mil milhões de euros FOTO: d.r.

Em declarações ao jornal ‘Kathimerini’, Evangelos Venizelos afirmou: "As necessidades do empréstimo da Grécia estão asseguradas (...). Contudo, o nosso dever é continuar o nosso trabalho durante esse período crucial e demonstrar responsabilidade e eficácia".   

A Grécia recebeu até agora cinco parcelas, num total de 65 mil milhões, de um empréstimo de 110 mil milhões de euros concedidos pelo FMI e pela UE em Maio de 2010, no início da crise económica grega.  

Peritos da 'troika', constituída pelo Banco Central Europeu (BCE), UE e FMI, devem chegar no final deste mês a Atenas para fazer o controlo regular das contas gregas antes de dar luz verde para o pagamento em Setembro da sexta tranche no valor de oito mil milhões de euros.  

Perante a incapacidade de conter a crise na Grécia, a Zona Euro decidiu na cimeira extraordinária de 21 de Julho, em Bruxelas, conceder à Grécia uma nova ajuda de 160 mil milhões de euros até 2014, dos quais 50 mil milhões deverão ser para o sector privado.      

grécia tranche dívida tesouro zona euro troika fmi bce
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)